Para que servem as redes?

Para que servem as redes?
Os microcomputadores causaram mudanças definitivas na história do processamento de dados. A partir de meados da década de 80, cada novo lançamento da Intel trazia novas possibilidades e mais velocidade. Logo se tornou óbvio que, nos locais onde havia mais de um computador, deveria existir alguma maneira para se trabalhar em conjunto.

Vejamos um caso prático: imagine uma loja, onde o vendedor consulta o estoque para saber se determinado produto ainda está disponível; caso afirmativo envia um pedido para o departamento financeiro emitir a nota fiscal, depois a expedição é notificada e o produto chega às mãos do cliente, tudo de maneira automática e eficiente.

Outro exemplo: podemos ter uma empresa jornalística com várias pessoas trabalhando na mesma edição de uma revista. Uma vez que todos podem ter acesso aos arquivos, cada repórter escreve sua parte que fica imediatamente disponível para os outros departamentos que podem cuidar da revisão e impressão. Estes são exemplos bem simples, mas que seriam impossíveis sem o uso das redes locais e, em escala maior, da Internet.

No próximo artigo você verá: A rede nos sistemas Operacionais

Artigo 1: Para que servem as redes?
Artigo 2: A evolução da rede nos sistemas operacionais
Artigo 3: Qual sistema Utilizar?
Artigo 4: Os protocolos de Rede
Artigo 5: Os endereços de IP

Siga-me no Twitter

One thought on “Para que servem as redes?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *