Qual Sistema Utilizar?

Windows vs Linux

Para aqueles que estão começando recomendo estudar o Windows XP com Service Pack 2 ou o 3. O XP é com certeza o mais popular sistema operacional do momento, fornecendo tudo o que se espera de um sistema operacional moderno e seguro – se é que existe algo realmente seguro.

O Windows Vista é o sucessor do XP, mais não é popular nem irá ser mais. O Vista tem seis versões, a intenção da Microsoft foi cobrir uma ampla gama de consumidores e de tipos de hardware, assim sempre é possível achar alguma versão de Vista que rode até mesmo em micros antigos, digamos, a partir de um processador 1,5 GHz.

A grande restrição é em relação a quantidade de memória RAM. O Mínimo absoluto para as versões inferiores do Vista é 512MB, e para as versões superiores, ou seja, a partir da versão Bussiness (que se tornou Professional no Windows 7), o mínimo é 1GB. Entretanto, para melhor performance, recomenda-se o dobro destes mínimos, ou seja, 1GB para as versões mais simples e 2GB para as versões mais avançadas.
Para os que olham mais à frente, não posso deixar de recomendar que estude seriamente o Windows 2003. É um descendente direto do Windows 2000, que marcou época por suas características, e tem uma infinidade de recursos que o tornam indicado tanto para uma pequena rede com alguns terminais quanto para uma multinacional com milhares de servidores espalhados por vários países e continentes.

Para aqueles que já têm um pouco de conhecimento de redes, recomendo que estude o Linux e demais soluções de software livre. Há muita coisa interessante nesta área, sendo um importante campo de trabalho. Especialistas em Linux são disputados no mercado empresarial e é uma importante qualificação para conseguir bons empregos.

Mesmo que não use o Linux na prática, é importante conhecer seus conceitos, suas características e possibilidades, nem que seja para decidir por um programa concorrente, da Microsoft ou de qualquer outra empresa.

A Novell migrou todos seus sistemas para o Linux, sendo atualmente um dos grandes incentivadores do desenvolvimento de soluções baseadas em Linux. Entretanto, mantém suas raízes no software proprietário e fechado, limitado aos técnicos formados pela própria empresa. A Novell nos dá a impressão de que vive um conflito interno entre usar soluções livres ou voltar aos velhos tempos de seu sistema totalmente caro e fechado.

É possível por exemplo, ter um servidor Windows cuidando do compartilhamento de arquivos e impressoras enquanto que uma máquina Linux cuida do firewall, do compartilhamento de Internet e da hospedagem de sites, e as estações de trabalho são uma mistura de MacIntosh e Windows. Este compartilhamento é possível pelo uso do protocolo TCP/IP, que eu irei falar no próximo artigo.



Siga-me noTwitter

One thought on “Qual Sistema Utilizar?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *