Browse By

Dicas de segurança para Windows

Um dos principais itens de segurança que você deve instalar no seu computador é um programa antivírus. Atualmente, esses softwares vão além da proteção antivírus, oferecendo soluções integradas de segurança, como firewall, opções de backup e proteção de navegador, entre outras.

Para Lúcio Costa de Almeida, especialista em segurança da Symantec(Empresa que desenvolve o software de segurança Norton), tão importante quanto instalar um programa desses é configurá-lo corretamente, de acordo com o perfil do usuário do computador. O especialista, explica que um software antivírus oferece proteção contra ameaças que entram ou já estejam na máquina. O firewall, impede que programas maliciosos se conectem ao micro e a proteção do navegador é uma importante ferramenta contra o pishing, uma das principais ameaças atualmente.

Estudos feitos na Universidade de Mariland mostram que ataques acontecem o tempo todo com os computadores conectados à internet. De acordo com o autor do estudo, Michel Cukier, os micros observados durante a pesquisa foram atacados, em média, 2.444 vezes ao dia, ou seja, um ataque a cada 39 segundos.

Mas não basta confiar plenamente no software de segurança. Você também precisa fazer a sua parte.

Quando falamos em segurança do PC, estamos nos referindo ao cuidado com as informações que estão no computador, para que estas informações não saiam do PC, esclarece Almeida.
O Primeiro passo para garantir que as informações sejam preservadas é realizar um backup periodicamente das informações contidas no HD em uma mídia externa (como um CD ou um DVD). Esse procedimento evita sustos e preocupações caso haja algum problema futuro com o HD (provocado por uma pane elétrica ou por um ataque de vírus, por exemplo).

Além disso, o usuário precisa adotar uma postura de vigilância, principalmente ao navegar em sites de bancos ou lojas virtuais (que exigem informações pessoais) e, até mesmo, ao ler suas mensagens de e-mail. Uma das ameaças mais comuns hoje em dia é o phishing.

Como os antivírus estão cada vez mais potentes e capazes de detectar anexos com vírus, desenvolveu-se uma nova ameaça, muito forte.

Ela consiste em sites ou mensagens (e-mails) enganosos, que servem de “isca” para “pescar” usuários desavisados e colher informações valiosas, como dados pessoais e bancários. Dados divulgados pela organização norte-americada AntiPhishing.org, apenas no mês de agosto de 2005 aconteceram 13.776 ataques de phishing ligados a 5.259 websites. Eles miraram 84 empresas diferentes, entretando, três delas concentraram 80% dos ataques. É muito difícil identificar um site que seja “phishing”, reconhece o especialista. Isto porque, muitas vezes, esses sites são cópias idênticas aos sites originais, ou utilizam as mesmas cores e padrões. Cabe ao usuário prestar atenção ao endereço da página e conferir mesmo se é o original(em caso de sites de bancos, eles usam conexão Secure Socket Layer ou SSL, que é representada por um cadeado no lugar do favicon, sendo que o cadeado original, ele pode ser clicado e um falso é apenas uma imagem.

Sair da versão mobile