Browse By

Vantagens e desvantagens do ASP

ASP.NET, Logomarca

O ASP foi criado pela Microsoft para funcionar em seu servidor de Web, o Internet Information Server (ISS). Assim como o Visual Basic, o ASP é um derivado da linguagem BASIC da mesma empresa. Quem conhece o Visual Basic terá pouca dificuldade para programar em ASP, a lógica é a mesma e a sintaxe é bem similar.
Vantagens do ASP
O Asp se espalhou rapidamente por diversos motivos. Em primeiro lugar, o Windows é o sistema operacional mais usado do mundo, e o ASP é fornecido gratuitamente junto com ele. O segundo motivo é que o Visual Basic é uma linguagem bem popular, há milhões de programadores que a conhecem, e mesmo que não a conhece aprende facilmente. O ASP é versátil, permitindo construir uma variedade enorme de soluções para Internet, principalmente com as novas ferramentas da Microsoft para criar páginas no estilo da Web 2.0.

Atualmente, a maior parte dos sites utiliza ASP como principal linguagem de script, e o motivo é que a esmagadora maioria deles são pequenos, geralmente desenvolvidos por que está começando ou que só faz pequenos projetos. Como este perfil de consumidor geralmente usa Windows, é um passo para usar o ASP e seu companheiro, o banco de dados Access.

Claro que existe a possibilidade de usar o ASP em um servidor de banco de dados poderoso como o Microsoft SQL Server (MS-SQL), mas esta seria uma solução para grandes empresas. Só que estas costumam ter seus softwares legalizados, por isto pensam duas vezes ao ver o preço das licenças do Windows e do próprio SQL Server (vide mais adiante).

Estes fatores somados fazem com que a maioria dos sites rodem ASP enquanto que a maioria dos servidores, aqueles que suportam o tráfego pesado da Internet, usem Apache e banco de dados Open Source como o MySQL evitando as soluções da Microsoft (ASP + Access ou ASP + MS-SQL). Trocando em miúdos, no geral os servidores Microsoft abrigam um número maior de pequenos sites, enquanto os servidores Apache abrigam menos sites de maior porte. Caso você se interesse por estas pesquisas, um bom ponto de partida é o site da Netcraft em http://www.netcraft.com.

Desvantagens do ASP
Justamente pelo preço dos programas é que surge uma das desvantagens do uso do ASP – a hospedagem em ASP costuma ser mais cara do que em PHP. Scripts em ASP supõem um servidor Windows por trás, usando também o MS-SQL. As licenças são caras e precisam ser repassadas para os clientes.
Outra desvantagem do ASP é que seus usuários ficam sujeitos às mudanças decididas pela Microsoft. Amanhã ou depois o ASP poderá ser substituído pela linguagem XYZ ou qualquer outra, os usuários teram de esquecer o que aprenderam anteriormente para investir no estudo da nova linguagem. Isto já aconteceu recentemente quando a Microsoft implantou a tecnologia .NET (fala-se “dót néti” que forçou mudanças substanciais na parte de programação para a Web, e o ASP virou ASP.NET.

Nem sempre estas mudanças são feitas apenas por critérios técnicos, na maior parte das vezes o motivo é apenas comercial: descontinuar um produto para vender uma versão mais “moderna”, mesmo que faça basicamente as mesmas coisas. É a sociedade de consumo é preciso produzir, para tanto é preciso convencer os consumidores a abandonarem os produtos antigos e adquirir os novos.
É uma situação muito diferendo do PHP, onde a própria comunidade que o desenvolve vai fazendo as adaptações e mudanças à medida que o produto é usado e va-se sentindo a real necessidade de um ou outro recurso.

Sair da versão mobile