Criando o seu Windows XPEbuilder (LiveCD)

Windows LiveCD

  1. Você poderá conseguir o PE-Builder fazendo o download a partir do site do projeto: http://nu2.nu/download.php?sFile=pebuilder3110a.exe.
  2. Após o download do PE-Builder instale-o normalmente, como faria com qualquer outro software, em, uma máquina com XP, 2000 ou 2003. Se quiser utilizar o Vista para instalar o PE-Builder será preciso desativar o “Controle de Conta do Usuário” (UAC) sem o que o programa será impedido de ser executado.
  3. Acione o PE-Builder e selecione “Português do Brasil” – sim ele funciona em nossa língua”. Após isso você verá a tela principal, mostrada na Figura 1.
  4. Na caixa “Gerador”, campo “Fonte”, indique o caminho para o seu CD original do Windows XP ou 2003 Server. Isto porque o PE-Builder, na realidade, irá utilizar o próprio instalador do Windows para a criação do LiveCD, Uma vez indicado o caminho, para testar se o PE-Builder reconheceu o disco de instalação, clique no botão “Plugins”. O programa deverá apresentar uma listagem de todos os plugins encontrados no CD do Windows.
  5. Na opção “Saída de mídia” você pode optar por gravar o CD diretamente, usando os programas que fazem parte do PE-Builder, ou então pode simplesmente “Criar a imagem ISO” para gravação posterior usando seu programa predileto de gravação de CDs/DVDs. Neste tutorial, vamos ficar com a opção “Criar imagem ISO”.
  6. Aqui será a hora de adicionar plugins, mas vamos deixar isto para mais adiante. Por enquanto, clique no botão “Gera” e a imagem ISO será criada, por default, na pasta C:pebuilder3110a e o arquivo será o pebuilder.iso.
  7. Usando um programa de gravação de CDs, grave a imagem ISO em um CD virgem. Esses poucos passos serão o suficiente para criar uma versão básica do BartPE, mas ele só conterá as ferramentas, programas e drivers padronizados que, por sinal, são em bom número. Os drivers se baseiam na mesma biblioteca do sistema operacional original da Microsoft, ou seja, se a máquina possuir algum dispositivo que não é reconhecido pelo Windows original, ele continuará igualmente não sendo reconhecido no BartPE. Uma placa de vídeo 3D ou saída de som não terão importância para alguma manutenção que iremos executar, mas a placa de rede é fundamental. Portanto, é mais fácil você ter à mão alguma placa de rede “comum”, como as com chip Realtek 8139 que são reconhecidas nativamente pelo Windows. Se isso não for possível, você poderá adicionar ao LiveCD drivers alternativos que explicarei mais adiante, sabendo desde já que, por enquanto, só são suportados driver adicionais de placas de rede e de dispositivos de armazenamento.

ADICIONANDO PROGRAMAS
Se não ficar satisfeito com o pacote de programas padronizado do PE-Builder, nada impede de você acrescentar outros softwares de sua escolha, que poderão ser úteis para técnicos em manutenção.
No tutorial a cima, antes de acionar o botão “Gerar” etapa 6, clique no botão “Plugins”. Você verá uma lista com diversos programas adicionas, conforme mostra a Figura 2. Nesta lista, haverá dois tipos de softwares que poderão ser adicionados, a saber:

Existem os que estão na listagem e que para serem incluídos apenas precisam ser “Adicionados”;

XP LiveCD
Há também os que constam na listagem, mas que, para serem “Adicionados”, precisam de arquivos extras que só serão conseguidos se estiverem instalados normalmente no computador onde estamos usando o PE-Builder. Além dos programas listados, ainda é possível adicionar outros de sua preferência.
Para exemplificar esta adição de programas não incluídos, eu irei adicionar o Ad-Aware SE, removedor de spywares bom e gratuito. Ao tentarmos adicionálo ao LiveCD na tela da Figura 2, recebemos uma mensagem de que falta um plugin. Isto significa que é preciso algum arquivo adicional, que será conseguido instalando o Ad-Aware na máqiona com o PE-Builder.

Portanto, será preciso baixar o instalador do Ad-Aware direto do site da Lavasoft em www.lavasoftusa.com/support/download e instalá-lo. Depois da instalação, faça a atualização e feche o programa. Agora encontre a pasta onde ele foi instalado, geralmente está em: %programfiles%LavasoftAd-Ware SE Personal. Localize os arquivos defs.reg e ad-ware.exe e copie-os numa pasta chamada “files, que por padrão fica em %systemdrive%pebuilder3110apluginadawaresefiles.

Pronto, agora é só clicar em”Ativar/Desativar” dentro do PE-Builder, selecionando a linha referente ao Ad-Aware SE. Desta forma, o programa já estará incluso na estrutura da Imagem do CD que estamos criando.

PERSONALIZANDO AINDA MAIS

Você pode personalizar o menu com links para os programas. Para editar o menu, abra com o bloco de notas o arquivo nu2menu.inf que está em %systemdrive%pebuilder3110apluginnu2menu.

É possível também criar uma pasta adicional no seu LiveCD onde poderá colocar mais programas para manutenção, documentos pessoais, músicas, fotos etc…

No mesmo local %systemdrive%pebuilder3110apluginnu2menu podemos trocar a imagem do menu iniciar. O Papel de parede também pode ser personalizado, com o seu logo, por exemplo. Basta trocar o arquivo “bartpe.bmp”, na pasta do PE-Builder.

ONDE OBTER MAIS PLUGINS?
Basta uma simples pesquisa no Google para encontrar váriios repositórios de arquivos compatíveis com o PE-Builder.
Experimente o http://www.bootcd.us/ onde estão centenas de plugins divididos em 12 categorias como programas comerciais, de uso geral, ferramentas de rede, antivírus e utilitários, entre outros softwares pagos, freeware ou até open-source.

E veja o resultado do meu LiveCD emulado no VMware:

Link da imagem que utilizei como plano de fundo: http://3.bp.blogspot.com/_dwrCDjIWCrA/SeTSS2rJO0I/AAAAAAAAAyY/fs_Qkw8GfIU/s1600-h/rsz_img22.jpg

@Edit 08/03/2011: Infelizmente, um dos Maiores sites sobre Plugins para o BartPE, o BootCD.us, fechou e agora se encontra fora do ar. Recomendo agora baixar plugins (alguns) pelo próprio site do desenvolvedor, o http://www.nu2.nu/pebuilder/plugins/.

24 thoughts on “Criando o seu Windows XPEbuilder (LiveCD)”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *