Um pouco mais sobre o Linux

Um pouco mais sobre o Linux

O Linux é um sistema operacional gratuito, desenvolvido no mundo todo. Tudo começou em 1991, quando Linus Torvalds, do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Helsinki, na Finlândia anunciou a primeira versão “Oficial” do kernel Linux, versão 0.02.
Originalmente, o Linux foi lançado sob uma licença que proibia qualquer uso comercial. Porém, não demorou muito para que isso fosse mudado. Hoje, o Linux está sob Licença Pública Geral (GNU), que permite a distribuição e mesmo a venda de versões possivelmente modificadas do Linux, mas requer que todas as cópias sejam lançadas dentro da mesma licença acompanhadas do código fonte. Em outras palavras, qualquer pessoa pode utilizar estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença. Por esse motivo existem inúmeras versões e distribuições de sistemas operacionais gratuitos desenvolvidos a partir do Linux.
Inicialmente, o Linux era amplamente utilizado por programadores ou pessoas com bom conhecimento em informática, pois necessitavam de linhas de comando. Com o tempo isso foi mudando e os desenvolvedores criaram novos ambientes gráficos, mais amigáveis e de fácil utilização. Sua popularização vem aumentando, tornando-o uma alternativa mais acessível para os sistemas operacionais Microsoft Windows e Mac OS. “Para quem não é usuário e quer apenas conhecer o Linux, sugiro a instalação Live CD, que permite o uso do sistema operacional diretamente do CD de instalação”. Se você estiver convencido em trocar o sistema operacional e ficar somente com o Linux, saiba que existem muitas versões em português e, para facilitar a vida do usuário, o Linux é um sistema completo, pois vem com os principais softwares (muitos deles compatíveis com o sistema Windows).

8 thoughts on “Um pouco mais sobre o Linux”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *