O que é SATA?
O Serial ATA (SATA) é uma tecnologia de transferência de dados de interface para conexão de dispositivos de armazenamento de massa (como discos rígidos e drives ópticos). Conceitualmente, SATA (Serial Advanced Technology Attachment) é um “substituto” para os mais velhos padrões AT Attachment (ATA).
O padrão Serial ATA começou a ser desenvolvido oficialmente no ano de 1997 e surgiu a partir de uma iniciativa da Intel junto com cerca de 70 empresas (fabricantes de discos, computadores e componentes).
Os adaptadores SATA, comunicam-se com a placa mãe, através de cabos de alta velocidade.
A tecnologia SATA oferece várias vantagens sobre os antigos paralelos ATA / “IDE”: No SATA foi o tamanho do cabo foi reduzido (7 pinos x 40 pinos), é mais rápido e mais eficiente, bem como a capacidade de remover ou acrescentar dispositivos em funcionamento (hot swapping).
A taxa de transferência do padrão Serial ATA é de 1.500 Mbps.
Como este padrão utiliza o esquema de codificação 8B/10B (o mesmo esquema de codificação usado nas redes Fast Ethernet) – onde cada grupo de oito bits é codificado em um sinal de 10 bits – sua taxa de transferência efetiva é de 150 MB/s.
Curiosidades:
Ano de criação: 2003
Número de dispositivos: 1
Capacidade: 1.592654 Gbit/s, 3.0 Gbit/s, 6.0 Gbit/s
Estilo: Serial