O Primeiro Navegador Web


Screenshot do WorldWideWeb (O primeiro navegador da Web)

O primeiro navegador era chamado de WorldWideWeb, quando ele foi escrito em 1990, era a única maneira de ver (acessar) a web. Mais tarde ele foi rebatizado como Nexus, a fim de salvar a confusão entre o programa e o espaço abstrato de informações.

Tim Berners-Lee escreveu o programa usando um computador NeXT. Por isso tinha a vantagem de que houve algumas grandes ferramentas disponíveis, foi um grande ambiente de computação em geral. Houve um construtor de aplicação para fazer todos os menus tão rapidamente. Lá estavam todas as partes de software para fazer um WYSIWYG (O que você vê é o que você tem).

 
O computador NeXT histórico usado por Tim Berners-Lee em 1990, em exibição na exposição Microcosmo no CERN. Foi o primeiro servidor Web, o navegador da hipermídia e editor web.

O WorldWideWeb (WWW) foi o primeiro programa que utilizou não apenas a comum File Transfer Protocol mas também o Hypertext Transfer Protocol, criada também por Berners-Lee em 1989.

O código fonte foi liberado para o domínio público em 1993. Algumas partes do código ainda existem no NeXTcube de Berners-Lee no museu CERN mas não foi recuperado, devido ao estado do computador como um artefato histórico.

2 thoughts on “O Primeiro Navegador Web”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *