Browse By

Glossário de informática de I a L

Glossário de Informática

Continuando a série de postagens do Glossário de Informática, agora veremos os termos de I à L.

IDE (Integrated Drive Eletronics): trata-se de um sistema de troca de dados entre o disco rígido (HD) e a placa mãe. É o modelo mais comum.


IM: é a sigla para instant messaging, ou mensagens instantâneas.

INTERNAUTA: é a denominação para o usuário da internet

INTERNET: significa a rede mundial de computadores, originalmente criada nos EUA, que se tornou uma associação mundial de redes interligadas por meio dos protocolos das família TCP/IP. Também conhecida por Web.

INTERNET2: rede paralela à internet formada por aplicações avançadas para área de maior infra-estrutura e recursos multimídia e conexões de alta capacidade, que suportem as exigências das pesquisas acadêmicas. Também é usada para investigar e criar novos meios de utilizar a rede mundial de computadores para propósitos educacionais.

INTRANET: rede de computadores interna de uma empresa ou instituição que usa a tecnologia da internet.

IP: sigla, em inglês, para Internet Protocol. Um dos protocolos responsáveis pela identificação das máquinas e redes e encaminhamento correto das mensagens entre elas na internet. Cada computador na internet (chamado de host) tem pelo menos um endereço de IP que o identifica exclusivamente na rede.

IPv6: também chamado IPng (IP Next Generation), o Internet Protocol Version 6 é uma evolução do IP, cujo aprimoramento mais visível é o fato de trabalhar com endereços de 128 bits (na versão 4 do IP são 32 bits), viabilizando o futuro crescimento da internet.

JPEG: é a sigla para Joint Photographic Experts Group, o nome original do comitê que escreveu o padrão desse formato de compressão de imagens. O JPEG foi criado para comprimir imagens retiradas do mundo real. Funciona bem com fotos e desenhos naturalísticos, mas não é tão eficiente com desenhos de letras, linhas e cartoons.

KBPS: abreviação de kilobits por segundo, Medida de velocidade de transmissão de dados na rede. Equivale a mil bits por segundo.

LAN: sigla, em inglês, para Local Area Network ou rede local. Rede de computadores, em geral, limitada a um prédio ou conjunto de prédios de uma instituição. Veja também WAN

LINK: em hipertextos, um link é uma conexão de uma palavra, imagem ou objeto para outro. É a abreviação de hiperlink.

LOGIN: é a identificação para acesso a um determinado computador ou sistema.

Leia também:
Glossário de Informática de A a D
Glossário de Informática de E a H
Glossário de Informática de I a L

Sair da versão mobile