Windows 8 com suporte a 128 bits?

O Windows 7, que logo será lançado em 22 de outubro irá incluir versões para usuários que utilizem a arquitetura de processadores x86 e x64. E o seu sucessor, o Windows 8 que deverá ser lançado em 2011, esperava-se que ele só seria lançado em uma versão de 64 bits, porque o Windows Server 2008 R2 foi lançado apenas para plataformas de 64bit, e é de se esperar que a próxima geração de sistemas operacionais da Microsoft, só utilizem a plataforma x64.

No entanto acredita-se agora que o Windows 8 poderia ser lançado em versões 64 bits e 128 bits, essa informação é baseada no perfil do LinkedIn de um funcionário da Microsoft Robert Morgan:


Trabalho no departamento de alta segurança para a investigação e desenvolvimento que envolvem planejamento estratégico para projetos de médio e longo prazo. Pesquisando & Desenvolvendo projetos compatíveis com a arquitetura 128bit para o Windows 8 e Windows 9. Formar relacionamentos com os principais parceiros: Intel, AMD, HP e IBM.

Robert Morgan está trabalhando para obter o IA-128 (Arquitetura Intel de 128 bits) com compatibilidade binária completa sobre as intruções do IA-64 (Arquitetura Intel de 64 bits) existentes na simulação de hardware para funcionar no Windows 8 e definitivamente também no Windows 9.

O Windows 8 poderá funcionar em arquitetura 128 bits (ou não). Não tenho certeza como provavelmente este será isso; a utilização de sistemas x64 ainda é pouca, embora possa aumentar em 2011 eu temo que o Windows 8 x128 seja semelhante ao Windows Vista x64 (um fracasso).

Robert Morgan prometeu dar uma entrevista ao Eight Forum no dia 11 de outubro, se ele realmente participar desta entrevista, vou publicá-la aqui no blog (em primeira mão). Depois dessa entrevista duvido muito que ele continue trabalhando na Microsoft, porque por enquanto o Windows 8 ainda está em “sigilo”, então veremos no dia 12 de outubro a continuação desta história.

2 thoughts on “Windows 8 com suporte a 128 bits?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *